Museu Oriente -Exposição “A presença dos portugueses na Ásia e em Timor Leste”

No dia 14 de junho realizámos a visita de estudo à Fundação Oriente Museu, uma das nossas parceiras neste projeto. 






No dia da visita fomos recebidos pelo guia/monitor do Museu, que nos fez uma abordagem muito elucidativa da presença portuguesa na Ásia através dos objetos expostos bem como da cultura timorense.

Os alunos avaliaram a visita de forma bastante positiva, estiveram sempre muito atentos e participativos dada a facilidade com o monitor captou a sua atenção.


Foram quase duas horas de visita bastante enriquecedoras para todos. Contámos ainda na nossa visita com a colaboração do Dr. Luís Costa (um linguista timorense que se tem dedicado à investigação do Tetun e já publicou várias obras a respeito da língua oficial de Timor-Leste).

Esta visita ao Museu é sempre muito relevante para o projeto pois enquadra os alunos na perspetiva histórica e, através dos objetos expostos, é mais fácil a aproximação a uma cultura diferente e longínqua. 

Visitar o espólio do museu neste âmbito dos projetos LOO permite outras “leituras”, fundamentais para perceber mais da cultura oriental e estabelecer paralelos com a cultura ocidental.



Comentários